Pin Up

As pin ups datam de antes dos anos 40, porém foi nessa época que ganharam o mundo, caminhando lado a lado com os diversos soldados na Segunda Guerra Mundial.

Não vou ficar colocando o por que do nome pin up, pois acho que com o total revival das pin ups nesses últimos anos, está em todos os lugares que o nome se refere em tradução livre, as imagens que podiam ser recortadas de revistas, jornais e cartões postais e penduradas.

Ooops, falei! Pin ups, são conhecidas por serem ingênuas, elas fazem e falam sem pensar.

 

Porém pin ups também são encontradas através da expressão “cheesecake” e são mais antigas do que nossa memória pode-se recordar. Dizem que as primeiras pin ups foram de Gibson em 1887 e são essas mocinhas sérias aqui:

 

Mas é em 1940 que elas ganham um papel importante na Segunda Guerra, elas são patriotas e alegram os dias cinzentos dos soldados.

Nessa época elas são requisitadas pelo exército para reforçar a moral dos soldados e passam a cobrir seus corpos nus com a bandeira estrelada, alistam-se como enfermeiras, trajam uniforme.

 

Já te falei que a mais famosa entre os soldados foi a Betty Grabble, apesar de Rita Hayworth e Marilyn Monroe serem as mais lembradas.

O que eu não tinha te contado ainda, era que a famosa pose de Betty, de costas e com um sorrisinho maroto, foi tirada dessa forma, para esconder uma suposta gravidez… xiii que babado!

 

E você que achava as antigas propagandas da Coca-Cola muito parecidas com os desenhos das pin ups, é um bom observador, pois foi um dos desenhistas mais famosos desse estilo, quem deu os traços das moças e rapazes da propaganda.

As pin ups mudaram ao gosto de cada época, saindo das garotas de Gibson, passando pelas Varga Girls – essa daqui:

Para tornarem-se deusas patriotas e guerreiras, acabando por personificar a mulher americana – segura de si e audaciosa.

Inclusive estampavam também as fuselagens dos aviões e isso se chamava Nose Art.

 

Mas eu não disse que elas eram ingênuas, quase bobas? Disse sim. Mas calma lá…

Enquanto a guerra rolava solta, a pin-up exibe orgulhosamente sua glória, poder e independência, mas com o fim da guerra, ela muda por completo nos anos 50. A pin up pendura o uniforme de guerra e passa a encarnar papéis mais tradicionais das mulheres do lar.

 

E porque lembramos de Marilyn Monroe como eterna pin up?

Porque ela encarna este clichê com perfeição! Em 1949, como Norma Jean, uma aspirante a atriz sem um tostão no bolso, posa nua para o fotógrafo Tom Kelley, tornando-se um sucesso imediato. Mesmo o estúdio de cinema aconselhando a negar que se trata dela, ela é tratada como um símbolo sexual dos Estados Unidos.

A moça de sorriso inocente e ingênua fará a sua glória, mas também causará a sua desgraça: é difícil impor-se como uma atriz séria quando encarnou uma loira descerebrada nas telas e nos retratos.

Seu modelo, loira e ingênua, dita o modelo de pin up da década de 50, modelo popularizado por uma nova revista chamada “Playboy”.  A revista faz da pin-up uma boneca sem personalidade. As poses são previsíveis e as fotos, acreditem se quiser – eram retocadas!!!

 

Agora o modelo de pin up tinha um padrão específico e bem definido, a pin up deveria ser:

  • uma mulher voluptuosa (sai Gwyneth Paltrow e entra Scarlett Johansson),
  • com ar clássico e retrô (Kim Kardashian, fora)
  • Muito feminina (sai também Tilda Swinton – a rainha branca de Narnia)
  • Cabelo vintage (Rita Hayworth), pele alva, batom vermelho e uma postura provocante (Marilyn Monroe), porém com algo de ingênuo, estão no manual da pin-up.

Atualmente muitas mulheres adotam esse estilo, sendo as mais famosas: Gwen Stefani, Katy Perry, Dita Von Teese e a brasileira Pitty.

E você gosta desse estilo? Eu sou super fã!

Deixe um comentário

27 Comentários

  1. adorei o post sobre as pin up!!!

    estou adorando seus post.

    beijos

    Responder
  2. adoro o mundo pin up..
    adorei as imagens.
    beijos

    Responder
  3. Eu amo pin-ups!
    Minha latinha de remédio tem uma estampada. kkkk
    Mto fofo!

    Responder
  4. Eu acho LINDO também! São femininas e extremamente sexys!!!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    Responder
  5. Rafa, que post maravilhoso, com informações super bacanas, adorei saber mais sobre as pin up.
    bjs

    http://www.mademoisellebahia.blogspot.com

    Responder
  6. Acho lindo!! Mas não usaria, rs.

    Beijos!

    Responder
  7. As pin ups são lindas! Acho bacana quem curte mesmo e resolveu adotar esse estilo:)

    Beijos, Maria Luiza
    http://www.batomnosdentes.com

    Responder
  8. Adorei o post. Super inspiração para umas fotos que vou fazer amanhã com este tema!😉 bjua

    Responder
  9. Menina, quanta informação! Mas eu acho super interessante e tu sabe bastante coisa. Vai no fundo! Melhor até do que Wikipédia (Só não me diga que tu viu lá tá?) hehehe
    Sobrevivi a mais um carnaval, sai no bloco “E kiko? Ninguem paga as minhas contas”.
    Tá sendo um exercício de paciência ficar na casa dos outros. Não é nem por eles estarem incomodados, mas eu já estou incomodada com essa situação. Tô vivendo um dia de cada vez. Ah! Criei coragem e chapei o cabelo,pena que dura tão pouco!:)
    Beijinhos

    Responder
  10. Amooooooooo pin ups!! Queria ser uma hahaha
    Amo essas imagens da Coca-Cola tbm!!

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://www.retratoseretalhos.com.br

    Responder
  11. Oie, como foi de feriado prolongado?

    Quero desejar a você um fim de semana maravilhoso!

    beijoss

    Dri Viaro
    http://www.driviaro.com.br
    http://www.ameliasdesalto.com

    Responder
  12. Rafa, AMEIII o texto, menina!!!!
    E eu não sabia o pq do nome, fiquei sabendo! =)

    Meu marido acha lindo pin ups, até mostrei pra ele esse post!!!!!

    Amei, lindo demais, super bem feito!

    Beijos grandes!!!

    Responder
  13. Querida que bom que visitou meu cantinho. Volte sempre que quiser. Estou passeando pelo seu. Cris

    Responder
  14. Seus posts são ótimos, Rafa! Aprendo muito com eles…
    Adorei saber um pouco mais da história das pin ups, super legal essa seleção de imagens!
    Beijo e ótima quinta-feira pra vc
     Just Carol

    Responder
  15. Paloma Viricio

     /  23 de fevereiro de 2012

    Adorei….eu amo as pinup’s! Seu post está bem explicadinho…adorei mesmo! As fotos tbm estão mara! kkkk Olha obrigada por visitar o Jornalismo na Alma. Eu tbm costumo dizer que leio de embalagem de nescau à bula de remédio! kkk
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    Responder
  16. Gosto das pin up’s!

    Responder
  17. Rafa adorei seu post, não sabia a origem das Pin ups:) as caras de inocentes e provocantes que faziam estamparam muito na época, a Coca-Cola maraca clássica com pin ups, a Katy Perry adora esse estilo, vi em vários looks dela e acho que combina mesmo muito com ela…enfim amei seu post, fiquei sabendo de muita coisa legal que nem sabia que tinha existido :* beijão

    Responder
  18. Eu adoro pin ups são liiindas..
    Bjos, Gabi

    Responder
  19. amiga acho lindo e sexy, mas e dificil alguem em pleno sec 21 ousar tanto sã poucas!
    beijinhos =]

    http://priscilalirow.blogspot.com/

    Responder
  20. Gosto do seu blog por isso.. porque tem sempre coisas bem interessantes, coisas que a gente nem imagina porque. Amo.

    Responder
  21. Rafa a atuação da Meryl é brilhante, vale a pena assistir,
    a história é meio maçante… mas é boa, eu gostei.
    Beijos

    Responder
  22. Oi Rafa,
    Eu adoro pin ups e das atuais eu gosto das do Hajime Sorayama. Entre as antigas eu sou apaixonada pelas do Vargas.
    Vai para o FB ou não vai? Vai sim!
    Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

    SORTEIO!
    http://www.gosto-disto.com/2012/02/sorteio-2-anos-do-blog-giveway-2-years.html

    Responder
  23. Gosto mto do estilo da Dita Von Teese, além de ela ser incrivelmente linda!

    Responder
  24. ain eu sou apaixonada por esse estilo!!! E acho que a pin up mais pin up de hoje em dia é a Dita Von Teese. Ô mulher bonita >.<
    rsrsrs
    Bjim!

    Responder
  25. Gosto muito deste estilo e considero muito femenino😉

    Responder
  1. Anos 60 – Principais tendências e os maiores nomes « * Rafaelando *

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 55 outros seguidores

